ETEC Dona Escolástica Rosa

Institucional Missão e Visão

Missão

Participar efetivamente da formação de cidadãos éticos e responsáveis, preparados para o exercício da vida profissional e para a busca de um aprendizado permanente.

Visão

Ser reconhecida na região como referência na educação profissional quer pelos serviços de qualidade, quer pela relevância social.

Cursos

A Etec Dona Escolástica Rosa mantém cursos técnicos 5 eixos tecnológicos:

  • Ambiente e Saúde: Curso Técnico em Nutrição e Dietética
  • Controle e Processos Industriais: Curso Técnico em Metalurgia
  • Gestão e Negócios: Cursos Técnicos em Administração, Logística e Secretariado
  • Infraestrutura: Curso Técnico em Portos
  • Segurança: Curso Técnico em Segurança do Trabalho

O Perfil desses Profissionais

O TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO é o profissional que adota postura ética na execução da rotina administrativa, na elaboração do planejamento da produção e materiais, recursos humanos, financeiros e mercadológicos. Realiza atividades de controles e auxilia nos processos de direção utilizando ferramentas da informática básica. Fomenta ideias e práticas empreendedoras. Desempenha suas atividades observando as normas de segurança, saúde e higiene do trabalho, bem como as de preservação ambiental.

O TÉCNICO EM METALURGIA (*SIDERURGIA) é o profissional que atua na indústria metalúrgica, principalmente no setor siderúrgico. Projeta, planeja e supervisiona os processos para obtenção, transformação, aplicação e tratamento dos metais e suas ligas e a execução das atividades de caldeiraria, soldagem e estruturas metálicas, respeitando as normas técnicas e de segurança e com responsabilidade ambiental, assim como especifica materiais e aplica técnicas de medição, testes e ensaios.

O TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA é o profissional que acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade, higiênico-sanitárias e segurança no trabalho, em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Coordena a execução das atividades de posicionamento, transporte e distribuição de refeições. Pode estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos e ministrar cursos. Define padrões de procedimentos, elabora Manual de Boas Práticas em UAN e implanta sistemas de qualidade. Realiza, também, a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional; avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista. Participa de programas de educação alimentar.

O TÉCNICO EM SECRETARIADO é o profissional que assessora o (os) executivo (os) em linguagem nacional e internacional, aplicando as técnicas secretariais que subsidiarão o (os) executivo (os) na tomada de decisões, inclusive para o planejamento estratégico, tático, operacional e Plano Diretor. Exerce funções gerenciais; empreendedoras; práticas inovadoras; ações proativas; comprometido com a cultura organizacional; gerencia o fluxo de informações: produção documental física e eletrônica, conferência da documentação com ênfase no apoio à gestão organizacional. Domina aplicativos e Internet na pesquisa, organização, elaboração, atualização e manutenção de dados.

O TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO é o profissional que atua em ações prevencionistas nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais, de acordo com a Legislação Brasileira, Normas Regulamentadoras e princípios de Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho. Desenvolve ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho. Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPI e EPC. Coleta e organiza informações de saúde e de segurança no trabalho. Avalia e executa diversos programas de prevenção em SST, inclusive PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). Investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle.

O TÉCNICO EM LOGÍSTICA é o profissional que executa e colabora na gestão dos processos de planejamentos, operações e controles de programação da produção de bens e serviços, programação de manutenção de máquinas e de equipamentos, de compras, de recebimento, de armazenamento, de estoques, de movimentação, de expedição, transporte e distribuição de materiais e produtos, utilizando tecnologia de informação. Presta atendimento aos clientes. Implementa os procedimentos de controle de custos, qualidade, segurança e higiene do trabalho no sistema logístico.

O TÉCNICO EM PORTOS é o profissional que atua nas diversas atividades relativas à operação portuária. Trabalha no agenciamento de embarcações e na logística portuária. Encaminha procedimentos de importação e de exportação, com base no regulamento aduaneiro. Planeja e controla a manutenção dos equipamentos eletromecânicos de operação portuária.